Me chamo Jessica Ruviaro de Oliveira, sou formada em bacharel em psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (CRP07/36608). Atualmente estou no terceiro ano do curso de Formação em Psicoterapia da Infância e Adolescência de Ordem Psicanalítica - NIA, pelo ITIPOA - Psicanálise e Criatividade. Sou pós-graduanda no curso de Medicina e Psicanálise com bebês, coordenado pela Psicanalista Lia Batista, através da Faculdade Pólis Civita. Ao longo da minha graduação fui me interessando pelo atendimento de crianças e adolescentes, o que me levou a estagiar em um CAPS infantil, todavia, durante meu segundo estágio, no Serviço Integrado de Saúde da UNISC - SIS, pude realizar atendimentos com adultos, o que também despertou meu interesse.
Por isso, atualmente atendo estes três públicos. Acredito que a formação em infância e adolescência me possibilita uma compreensão sobre o desenvolvimento humano, que me auxilia no atendimento deste público, bem como me permite um olhar diferenciado para o adulto que chega até mim, com sua história. Anterior a minha formação em psicologia, sou formada em teatro. Considero que esta vivência, que segue comigo, me abriu possibilidades sensíveis para a escuta da linguagem não verbal, tão utilizada na infância, porém também aplicada a vida adulta, através da literatura, música, teatro e dança, dos clientes que passarão por mim.
*ATENDIMENTO presencial em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul/RS, para demais localidades Online*
O atendimento é ancorado na técnica psicanalítica, que consiste na escuta da associação livre, que é um livre encadeamento de ideias sem pré julgamentos e/ou uma lógica necessária. Na busca conjunta, na relação psicóloga e paciente, por possibilidades de compreensão sobre o que lhe constitui até o presente, ao longo de cada encontro/sessão, é que se constrói esse processo que dá suporte para que cada sujeito encontre em si condições de lidar com as demandas que lhe aparecem durante a vida. Todo o tratamento é regido pela ética profissional da psicologia, que preza pelo sigilo e não julgamento do conteúdo trabalhado na relação.
Na busca de auxiliar crianças e adolescentes, bem como suas/seus cuidadoras/es, a compreenderem suas conflitivas frente às suas emoções, sentimentos e transformações, a psicanálise utiliza-se do brinquedo, do lúdico como técnica de investigação e conhecimento sobre o mundo interno e suas compreensões do mundo externo, destes sujeitos que estão em processo de desenvolvimento.